terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Here Comes The Band


Eu já conhecia a maioria das músicas que estão no disco "Surfer Rosa" da banda americana Pixies.Lançado em 1988, o álbum foi o primeiro deles que antes só haviam lançado o EP "Come On Pilgrim", e é um dos melhores de todos os tempos."Bone Machine", "Cactus", "Gigantic", "Brick Is red", "Where Is My Mind" tornaram-se clássicos.

A influência do Pixies sobre bandas como o Nirvana é inegável (o próprio Kurt Cobain enfatizou o quanto sua banda devia a eles) como também a força do seu som, que apostava na inventividade sem descuidar da diversão e do barulho das guitarras.O Pixies parecia estar à frente do seu tempo, à parte no cenário de rock dos anos 80, a ponto de suas canções terem um vigor como se tivessem sido gravadas ontem.

A banda nunca esteve entre os mais vendidos nas paradas e só emplacou um grande suceso na época, "Here Comes Your Man".Aliás, única música deles que ouvia-se em FMs brasileiras "de rock".Seu último disco, "Trompe Le Monde" é de 1992 mas a banda nunca foi realmente esquecida.E teve uma canção em destaque no filme "Clube da Luta", o que serviu para trazer a grupo à tona na memória dos roqueiros do mundo.

As letras de suas canções são surreais e é quase impossível extrair um significado que faça algum sentido, a não ser que Frank Black (ex-Black Francis, guitarrista e mentor da banda) dê uma dica.Ao seu lado no palco havia a musa Kim Deal no baixo.Kim também cantava e compunha ("Gigantic", "Into The White") e depois da separação do grupo, juntou-se a sua irmã Kelly e formou os Breeders.

Na bateria, o vigor de David Lovering aliando uma técnica precisa a uma certa insanidade necessária.Joey Santiago era o segundo guitarrista e par perfeito para os delírios sonoros de Black Francis.

O Pixies era uma banda de universitários, formada em Boston, mas que não soava "phoney", "meia-boca", sem pegada, ao contrário, era seminal, serviu de inspiração a dezenas de outros grupos, e abriu caminho para o grunge, o que, convenhamos, não é pouca coisa.

Nenhum comentário: